SIGNIFICA...

ÉTICA: Parte da Filosofia que estuda os
fundamentos da moral.

MORAL: Ciência dos deveres do homem.
Bons costumes; Honestidade; Estado do espírito; Modo de proceder com justiça.

DIREITO: O que podemos exigir em conformidade com as leis ou a justiça.

LEI: Preceito ou regra estabelecida por direito; Norma, obrigação.

JUSTIÇA: Prática e exercício do que é de direito.


18 de abr. de 2011

Comissão Especial de Doação de Órgãos - CMRJ






Uma nova Comissão Especial foi instalada na Câmara do Rio, nesta quinta-feira (14/04), para analisar a questão da doação de órgãos no Município. 

A iniciativa é do vereador Dr. Edison da Creatinina (PV), que ocupará a função de presidente da Comissão. De acordo com o vereador, a idéia surgiu após a constatação de que é preocupante o tempo de espera dos que precisam de transplante na Cidade. Existem poucos doadores perto da demanda necessária de órgãos como rins, pulmões, pâncreas, entre outros. A nova Comissão tem por objetivo identificar as carências e propor medidas que resolvam o problema. 


Para o vereador Dr. Edison da Creatinina, a questão fundamental é que todos os hospitais municipais deveriam ter um protocolo de captação de doadores de órgão. “Embora já exista um número estadual de captação de transplantes, o Disque-Doação 155, seria importante que os principais hospitais mantivessem uma organização para identificação, manutenção do doador e para contactar as equipes. Atualmente, a interação entre hospitais e doadores ainda é precária, o que dificulta a doação”, afirma o vereador. 


Além do vereador Dr. Edison da Creatinina, fazem parte da comissão os vereadores Tio Carlos (DEM), vice-presidente; Dr. João Ricardo (PSDC), relator; Jorge Manaia (PDT) e Dr. Gilberto (PTB). Os parlamentares pretendem realizar a primeira audiência pública o mais breve possível e, na ocasião, convocar o coordenador do Programa Estadual de Transplante (PET), Eduardo Rocha, além de médicos, enfermeiros e assistentes sociais dos hospitais municipais. 

Fonte: CMRJ.