SIGNIFICA...

ÉTICA: Parte da Filosofia que estuda os
fundamentos da moral.

MORAL: Ciência dos deveres do homem.
Bons costumes; Honestidade; Estado do espírito; Modo de proceder com justiça.

DIREITO: O que podemos exigir em conformidade com as leis ou a justiça.

LEI: Preceito ou regra estabelecida por direito; Norma, obrigação.

JUSTIÇA: Prática e exercício do que é de direito.


9 de fev. de 2011

RIO DE JANEIRO/RJ - MAPEAMENTO DIGITAL DO SUBSOLO

O prefeito Eduardo Paes assinou, na manhã desta quarta-feira, um convênio com as concessionárias CEG, Oi, Light e Cedae para a realização de um inédito mapeamento digital do subsolo da cidade. Uma das metas é reduzir a quantidade de acidentes e melhorar o planejamento das obras de manutenção e emergência. A primeira fase do mapeamento será no Centro.

- O objetivo do projeto é ordenar o conjunto de redes e serviços subterrâneos do município.
De acordo com a prefeitura, a primeira fase do projeto vai ocorrer no centro antigo e terá um investimento de R$ 2 milhões custeado pelas concessionárias CEG (Companhia Estadual de Gás), Light (empresa de energia elétrica do Rio), Cedae (Companhia de Águas e Esgotos do Rio) e Oi -- que também assinaram o convênio para realização do mapeamento.

A previsão é que o projeto-piloto se estenda na região até dezembro. Em seguida, bairros da zona norte passarão pelo mesmo processo até que toda a capital esteja mapeada.

O Rio será a primeira cidade do Brasil a ter sua rede subterrânea com informações disponibilizadas on-line. Com o mapeamento, o risco de acidentes em redes subterrâneas também poderá ser reduzido.

O sistema estará integrado ao Centro de Operações Rio, com a meta de criar uma base única de dados das redes de serviços públicos e, assim, melhorar a gestão das obras na cidade.

A ação é inspirada na experiência de Barcelona, na Espanha, que desenvolveu sistema semelhante durante os preparativos para os Jogos Olímpicos de 1992. Técnicos da Prefeitura do Rio e das empresas concessionárias foram para a cidade espanhola conhecer a ferramenta.

Fonte: O Dia e Agência de Notícias.