SIGNIFICA...

ÉTICA: Parte da Filosofia que estuda os
fundamentos da moral.

MORAL: Ciência dos deveres do homem.
Bons costumes; Honestidade; Estado do espírito; Modo de proceder com justiça.

DIREITO: O que podemos exigir em conformidade com as leis ou a justiça.

LEI: Preceito ou regra estabelecida por direito; Norma, obrigação.

JUSTIÇA: Prática e exercício do que é de direito.


23 de nov. de 2010

ELEVATÓRIAS DE ESGOTO. Rio de Janeiro.

O governo do estado do Rio de Janeiro, através da Cedae, inaugura na manhã desta quarta-feira (24/11) duas obras fundamentais para a despoluição do complexo lagunar da Barra da Tijuca e Jacarepaguá e para preparar a cidade para os Jogos Olímpicos de 2016: as elevatórias de esgoto Bandeirantes e Curicica, em Jacarepaguá, que bombearão cerca de 300 litros de esgoto por segundo, beneficiando aproximadamente 115 mil moradores da região.
A primeira inauguração acontece às 9h, na Estrada dos Bandeirantes, nº 5.258, quando entrará em operação a “Estação Elevatória de Esgotos Bandeirantes”. A obra, que contou com investimentos de R$ 22 milhões do Governo do Estado, através do FECAM e da Cedae, permitirá o bombeamento de 200 litros de esgoto por segundo dos imóveis da região para a Estação Jacarepaguá e posteriormente para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Barra da Tijuca, de onde será encaminhado para o Emissário Submarino da Barra.
- A unidade deve atender a uma população de 80 mil habitantes da sub-bacia Bandeirantes em Jacarepaguá, reduzindo a poluição do Canal Pavuninha e contribuindo para elevar a qualidade da água das lagoas da região. A elevatória é equipada com três bombas acionadas por inversores de frequência, reduzindo o consumo de energia elétrica, e sistema de gradeamento mecanizado e esteira rolante automática, que fará a separação dos resíduos sólidos. Juntamente com a estação foram implantados 27 mil metros de redes coletoras de esgoto, abrangendo todas as vias desta sub-bacia – detalhou o presidente da Cedae, Wagner Victer.
No mesmo dia, às 9h45, na Rua Castor, em Curicica, será inaugurada a “Estação Elevatória Curicica”, que terá capacidade de bombeamento de 74 litros de esgoto por segundo, também direcionando os efluentes para a Estação Jacarepaguá, dali para a ETE Barra e posteriormente para o Emissário Submarino da Barra. A obra custou R$ 8 milhões em recursos do governo do estado por meio do FECAM e da Cedae, e beneficiará uma população de 37 mil habitantes da sub-bacia de Curicica, reduzindo a poluição do rio Guerenguê e contribuindo para a despoluição das lagoas da Barra e Jacarepaguá, bem como fazendo o esgotamento sanitário das empresas instaladas na região, como o Laboratório Schering-Plough, Laboratório Servier e Embalagens Poloni.
Além da Estação, foram instalados 15 mil metros de redes coletoras de esgotos, abrangendo todas as vias da sub-bacia. A Elevatória Curicica também é equipada com bombas que permitem a redução do consumo de energia elétrica e sistema de gradeamento mecanizado e esteira rolante automática capaz de retirar dos efluentes os resíduos sólidos.
Participam das inaugurações o governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral; o vice-governador Luiz Fernando de Souza Pezão; o Secretário Estadual de Obras, Hudson Braga; o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e o presidente da Cedae, Wagner Victer.
Fonte: Secretaria de Imprensa do Rio de Janeiro