SIGNIFICA...

ÉTICA: Parte da Filosofia que estuda os
fundamentos da moral.

MORAL: Ciência dos deveres do homem.
Bons costumes; Honestidade; Estado do espírito; Modo de proceder com justiça.

DIREITO: O que podemos exigir em conformidade com as leis ou a justiça.

LEI: Preceito ou regra estabelecida por direito; Norma, obrigação.

JUSTIÇA: Prática e exercício do que é de direito.


12 de ago. de 2010

Juizados nos aeroportos

Os juizados especiais instalados nos cinco aeroportos de maior movimento no País - Antonio Carlos Jobim e Santos Dumont, no Rio de Janeiro; Congonhas e Guarulhos, em São Paulo; e Juscelino Kubitschek, em Brasília - atenderam 1.794 usuários nas duas primeiras semanas de funcionamento, uma média de 120 por dia.
A maior parte dos passageiros (61,5%) queria apenas informações.
Das demandas, apenas 689 (38,4%) foram reclamações, das quais 319 (46,3% do total) terminaram em acordo.
A instalação das unidades judiciárias nos aeroportos foi regulamentada pelo Provimento nº 11, de julho/2010, assinado pelo corregedor Nacional de Justiça, ministro Gilson Dipp.
Desde que a medida entrou em vigor, em 23 de julho, o maior número de demandas ocorreu no aeroporto de Cumbica. Foram 636 atendimentos que resultaram em 335 reclamações. Desse total, 37,3% (125) resultaram em acordo.

Por Rafael Albuquerque
Cresceu cerca de 12%, de julho para agosto, o número de atendimento nos juizados especiais instalados nos cinco aeroportos de maior movimento no País (Antonio Carlos Jobim e Santos Dumont, no Rio de Janeiro; Congonhas e Guarulhos, em São Paulo; e Juscelino Kubitschek, em Brasília). 1.794 usuários procuraram atendimento nas duas primeiras semanas de funcionamento, uma média de 120 por dia. A maior parte dos passageiros 61,5% queria apenas informações. Das demandas, apenas 689 (38,4%) foram reclamações das quais 319 representando 46,3% do total terminaram em acordo