SIGNIFICA...

ÉTICA: Parte da Filosofia que estuda os
fundamentos da moral.

MORAL: Ciência dos deveres do homem.
Bons costumes; Honestidade; Estado do espírito; Modo de proceder com justiça.

DIREITO: O que podemos exigir em conformidade com as leis ou a justiça.

LEI: Preceito ou regra estabelecida por direito; Norma, obrigação.

JUSTIÇA: Prática e exercício do que é de direito.


22 de mar. de 2010

Armazéns do Porto abrigam Fórum Urbano Mundial

"O Globo, Renata Leite, 22/mar "

Começa nesta segunda, na Zona Portuária do Rio - região que receberá obras de revitalização a partir desta semana - o Fórum Urbano Mundial 5 (FUM5), principal congresso sobre gestão do crescimento das cidades. Estarão presentes na cerimônia de abertura, que acontece a partir das 10h, no Armazém 4, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a diretora-executiva do ONU-Habitat, Anna Tibaijuka, o ministro das Cidades, Márcio Fortes, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, o governador Sérgio Cabral e o prefeito Eduardo Paes.
Armazéns foram reformados para receber o evento
O evento é organizado, desde 2002, pelo Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) e acontece pela primeira vez no Brasil, com apoio do governo federal e do Ministério das Cidades. Até sexta-feira, líderes de diversos países vão discutir a urbanização das cidades.
- Como o projeto das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) nas favelas está relacionado aos temas em debate, o Rio foi escolhido - explicou Inês Magalhães, secretária nacional de Habitação do Ministério das Cidades.
A ministra de Habitação e Combate à Pobreza da Índia, Kumari Selja, o prefeito de Quito, Augusto Barrera, e o presidente da Coalizão Internacional de Habitat, Enrique Ortiz, estão entre os principais nomes confirmados para o evento.
Cerca de 27,5 mil inscrições foram feitas via internet para o Fórum, que acontece a cada dois anos. Segundo o Ministé$das Cidades, os armazéns da Zona Portuária foram revitalizados para receber o evento, como parte do projeto que envolverá toda a região.
Os debates têm como tema central "O direito à vida: unindo o urbano dividido" e serão distribuídos em seis diálogos: levando adiante o direito à cidade; unindo o urbano dividido; acesso igualitário à moradia; diversidade cultural nas cidades; governança e participação; e urbanização sustentável e inclusiva. Além das palestras, estão previstas ações de capacitação e mesas-redondas.