SIGNIFICA...

ÉTICA: Parte da Filosofia que estuda os
fundamentos da moral.

MORAL: Ciência dos deveres do homem.
Bons costumes; Honestidade; Estado do espírito; Modo de proceder com justiça.

DIREITO: O que podemos exigir em conformidade com as leis ou a justiça.

LEI: Preceito ou regra estabelecida por direito; Norma, obrigação.

JUSTIÇA: Prática e exercício do que é de direito.


24 de fev. de 2010

Divulgando: Plano Diretor propõe sugestões para 2020

Em 1º de março o Rio vai comemorar seu aniversário de maneira diferente: fazendo um Pacto Carioca para resolver “problemas ancestrais” que atrapalham seu pleno desenvolvimento.

Enquanto boa parte da população aproveitava o verão e as férias para descansar, representantes da sociedade civil, líderes comunitários, intelectuais e estudiosos dos problemas urbanos das grandes metrópoles se reuniram, ao longo dos meses de janeiro e fevereiro, para elaboração de estudos participativos que buscam o desenvolvimento sustentável do Rio de Janeiro. Tudo isto para subsidiar a revisão do Plano Diretor em tramitação na Câmara dos Vereadores e que deverá ser votado nos próximos dois meses.
Batizado de Pacto Carioca, o documento deverá ser entregue ao prefeito Eduardo Paes em cerimônia que acontecerá no dia 1° de março, às 9h, no Centro de Convenções Sul América.

Ao todo, 335 representantes dos mais variados segmentos da sociedade carioca participaram das oficinas realizadas pela Fundação Getúlio Vargas.

No setor de habitação - propõe medidas como o fortalecimento do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social, com o aporte orçamentário para a criação de moradia para populações de baixa renda, criação do sistema de formação de poupança prévia, capaz de gerar recursos superiores a R$ 170 milhões/ano para o setor, além de destinar uma parcela fixa do IPTU para programas habitacionais e planejar políticas de ocupação do solo conjugado com investimentos de transportes de massa.
No campo da educação - defende mais parcerias com o terceiro setor, que tem feito trabalhos notáveis. “Podemos tomar como exemplo o Projeto Solar Meninos de Luz, que atende mais de 400 crianças, de todas as faixas etárias e com qualidade de ensino invejável”, destacou a vereadora Aspásia Camargo, que também ressaltou a necessidade de uma “pedagogia que atraia os jovens e de novas políticas que prestigiem os professores”.
Na assistência social - prioridade para um tratamento adequado à população de rua. A Praça da Bandeira deverá se tornar um hub da cidade.
Para o presidente do IAB, Sérgio Magalhães, a região é perfeita para se transformar num grande polo de circulação urbana para a região metropolitana, já que por ali passam ônibus, trens e metrô. A proposta, incluída no pacto carioca, também prevê a criação de múltiplos centros comerciais, desafogando a área central da cidade.
As vocações econômicas do Rio, como o turismo e a cultura também foram debatidas. A proposta é investir nas indústrias criativas, que permitiram um salto de qualidade e crescimento na Inglaterra e na Austrália. No mundo, empresas desse nicho crescem, em média, o dobro das organizações convencionais.
Foi evidenciada a necessidade de migrar o Turismo Tradicional para o Turismo Criativo , enriquecido pela Tecnologia de ponta e por informações computadorizadas, com opções reais de identificar uma ampla variedade de roteiros locais e de atrair turistas das classes A e B. Também no foco das atenções, o Turismo de Eventos, como importante alavancador da economia local e do Patrimônio Cultural subutilizado. Não esquecendo nunca que o turismo naturalmente provoca degradação e que ele também deve ser sustentável!
Outro grande desafio será resolver em 10 anos, as diferenças entre a cidade formal e a cidade informal, estimulando “planos diretores” de comunidades e a sua auto-organização. “Precisamos analisar com precisão os sintomas de fragmentação e desintegração institucional, que são graves e crescentes desde a fusão, para citar, transporte, educação e emprego”, concluíram os organizadores do evento.