SIGNIFICA...

ÉTICA: Parte da Filosofia que estuda os
fundamentos da moral.

MORAL: Ciência dos deveres do homem.
Bons costumes; Honestidade; Estado do espírito; Modo de proceder com justiça.

DIREITO: O que podemos exigir em conformidade com as leis ou a justiça.

LEI: Preceito ou regra estabelecida por direito; Norma, obrigação.

JUSTIÇA: Prática e exercício do que é de direito.


9 de ago. de 2009

ÀGORA CULTURAL Eventos e Consultoria Ltda.


Àgora Grega
Breve Histórico
Atenas foi à cidade mais influente da Grécia.
Sua maior colaboração para o mundo moderno foi o desenvolvimento das artes como o teatro, a filosofia e a arquitetura, sua importância cultural é incontestável!
A ágora de Atenas foi um espaço público de fundamental importância na constituição do espaço urbano da Atenas clássica. Atualmente, encontra-se em ruínas e é considerada bem tombado e um dos principais espaços turísticos da cidade de Atenas e de toda a Grécia.
A ágora possuía papel importante na configuração da democracia ateniense e na política da cidade, sendo o local, por excelência, da manifestação da opinião pública, adequado à cidadania cotidiana.
Caracterizava-se como uma grande praça, um vazio contrastante em meio ao casario compacto típico da Atenas clássica. Em sua face Oeste era limitada por uma seqüência de edifícios públicos, cada um representando um papel diferente na vida política da cidade. Em sua face leste, estava limitada por mercados e feiras livres.
A ágora localizava-se em um dos pontos mais baixos de Atenas, de forma que era possível, dali, vislumbrar com um olhar os outros três espaços importantes na constituição da política da cidade: a acrópole, "cidade alta" abriga algumas das mais famosas edificações do mundo antigo, como o Partenon e o Erecteion, o areópago, conselho de membros da aristocracia grego ateniense, siginifica algo como "Colina de Ares", em referência ao deus da guerra e a pnyx, espaço no qual se realizava a Assembléia popular, localizados à meia altura entre a ágora e a acrópole.
Segundo Kerferd, “O poder de expressar as idéias de uma forma clara e susceptível de persuadir uma audiência era considerado uma arte que precisava de ser aprendida e ensinada”. O trabalho dos sofistas, aqueles que ensinavam como conduzir as palavras na ágora, mostrava-se cada vez mais imprescindível.
Neste contexto e inspirada nesta magnífica fonte de formação cultural surge a Àgora Cultural Eventos e Consultoria Ltda., uma empresa de espírito inovador, comprometida com o ensinar e o aprender, voltada para as temáticas que envolvem o mundo contemporâneo urbano, com suas peculiaridades sociais, econômicas, ambientais, culturais e políticas, trazendo soluções viáveis e eficazes para seus projetos.