SIGNIFICA...

ÉTICA: Parte da Filosofia que estuda os
fundamentos da moral.

MORAL: Ciência dos deveres do homem.
Bons costumes; Honestidade; Estado do espírito; Modo de proceder com justiça.

DIREITO: O que podemos exigir em conformidade com as leis ou a justiça.

LEI: Preceito ou regra estabelecida por direito; Norma, obrigação.

JUSTIÇA: Prática e exercício do que é de direito.


5 de jul. de 2011

PERIMETRAL VAI SER DEMOLIDA!


No Rio de janeiro, a partir deste mês, a Praça Mauá ficará cercada por tapumes durante um ano. Serão construídos três túneis na região, um sob o Morro da Saúde e os outros dois sob o Morro do Mosteiro de São Bento. A obra pertence ao projeto Porto Maravilha e será dividida em seis etapas, com duração de pelos menos, quatro anos. O objetivo da empreitada é preparar a região para alteração que vai acontecer com a demolição de parte do Elevado da Perimetral, prevista para acontecer entre janeiro de 2013 e dezembro de 2015.
As obras estruturantes começam em 2011 e o cronograma é até 2016. As obras trarão uma mudança histórica para o Rio de Janeiro, sua paisagem e sua circulação viária. Em 2014, para a Copa do Mundo, já estarão concluídas as obras do Túnel do Morro da Saúde e a Via Binária. Nesse momento também já terá sido dado início à demolição da Perimetral, no trecho da Rodoviária ao Armazém 7.
Assumindo a região por 15 anos a concessionária Porto Novo (formada pelas construtoras Carioca Engenharia, OAS e Odebrecht), executará a obra. Até dezembro de 2012 os trabalhos vão estar concentrados nas imediações da Avenida Francisco Bicalho, onde será construído duas alças de acesso, uma próximo a Rodoviária Novo Rio, no elevado do Gasômetro e a outra perto do viaduto de acesso à Linha Vermelha.
Os quarteirões próximos à Francisco Bicalho terão obras de infraestrutura, já que abrange três terrenos que foram escolhidos para receber instalações dos jogos de 2016. Serão construídos no local, centros de mídia não credenciada, de distribuição de uniformes e de monitoramento geral. Já em Praia Formosa, na área da União serão erguidas vilas de mídia e de árbitros.
Fontes: Concessionária Porto Novo e Sidney Resende.